Quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família após aumento de renda em julho

9

Quase 1 milhão de famílias deixaram de receber o Bolsa Família em julho, mas por um motivo positivo: a melhoria na renda familiar, que as tirou da situação de pobreza. Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), 958 mil famílias tiveram aumento de renda, alcançando a autonomia financeira necessária para deixar o programa.

De acordo com o ministro Wellington Dias, os principais fatores para essa saída foram a conquista de empregos estáveis ou o fortalecimento de pequenos negócios próprios. Ele destacou que 536 mil dessas famílias cumpriram os 24 meses previstos na regra de proteção, recebendo 50% do benefício até alcançarem renda per capita superior a R$ 218 e inferior a meio salário mínimo. “A maioria delas atingiu o prazo máximo de recebimento, pois conquistaram renda de trabalho e estabilidade financeira”, afirmou durante participação no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O ministro ressaltou ainda que o governo tem atuado para garantir apoio às famílias por meio de qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo. “Damos a mão para essas pessoas, para que possam se estruturar e conquistar sua autonomia”, disse. Desde o início do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023, mais de 8,6 milhões de brasileiros superaram a pobreza, sendo que 3,5 milhões deixaram o programa somente em 2025. “São quase 24 milhões de pessoas que avançaram rumo a uma vida melhor, com renda do trabalho e dignidade”, concluiu Wellington Dias.

Matéria com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here