Projeto prevê climatização obrigatória em escolas públicas com apoio do governo federal

51
Foto: Freepik

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que determina a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula de escolas públicas de todo o país. A medida visa garantir ambientes mais adequados ao aprendizado, com climatização adaptada às condições regionais. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Professor Alcides (PL-GO), relator do Projeto de Lei 4249/24, de autoria do deputado Allan Garcês (PP-MA), e de outro projeto apensado.

O relator defendeu que o conforto térmico tem impacto direto na aprendizagem, sendo uma demanda historicamente negligenciada pelo poder público. Segundo o autor da proposta, Allan Garcês, estudos indicam que a má qualidade do ar e temperaturas extremas podem reduzir em até 7% a capacidade de aprendizado dos estudantes. Diante disso, a proposta prevê que a União apoie estados e municípios na elaboração de projetos e na definição de especificações técnicas, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Caso seja transformado em lei, o governo federal ficará responsável, a partir do ano seguinte à publicação, por financiar a aquisição e a instalação dos equipamentos por um período de dez anos, com recursos provenientes do Fundo Social do Pré-Sal. A proposta segue agora para análise nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto tramita em caráter conclusivo, ou seja, poderá seguir direto ao Senado se aprovado nas comissões restantes.

Matéria com informações da Agência Câmara de Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here