Mais de 5 milhões de títulos eleitorais podem ser cancelados, alerta TSE

108
Foto: Freepik

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta terça-feira (20), que mais de 5,3 milhões de títulos de eleitor podem ser cancelados em todo o país. A medida atinge cidadãos que não compareceram às três últimas eleições e não justificaram a ausência nem pagaram as multas previstas. O prazo para regularização se encerrou na última segunda-feira (19), mas ainda há uma oportunidade de evitar o cancelamento definitivo.

Os eleitores que se enquadram nessa situação têm até o dia 29 de maio para apresentar um requerimento de revisão no cartório eleitoral ou por meio do sistema de autoatendimento no site do TSE. O juiz eleitoral responsável analisará a documentação anexada ao pedido e decidirá se há motivo suficiente para suspender o cancelamento.

O tribunal explica que os eleitores não serão notificados individualmente sobre o possível cancelamento. Para saber se a inscrição eleitoral foi comprometida, é necessário consultar a situação diretamente no site do TSE. A partir de 30 de maio, quem não tiver regularizado sua situação terá o título cancelado, o que impede o exercício do voto e a candidatura em futuras eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here