O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC) participou ontem (22), em Brasília, da marcha da classe trabalhadora, integrando a delegação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). Sob a bandeira “Dignidade para quem faz o estado”, milhares de pessoas saíram às ruas em defesa das pautas trabalhistas.
A concentração teve início às 8h no estacionamento da Torre de TV e na antiga Funarte. Em seguida, foi realizada uma plenária com discursos de lideranças sindicais para os presentes. Na sequência, os trabalhadores marcharam até a Esplanada dos Ministérios, manifestando-se em frente ao Congresso Nacional.
Entre as reivindicações estavam a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, a revogação das reformas previdenciária e trabalhista, consideradas prejudiciais aos trabalhadores, e a oposição à PEC 32, que ameaça a estabilidade dos servidores públicos. Além disso, as manifestações exigiam emprego pleno e trabalho decente, redução dos juros e a correção da tabela do imposto de renda.
Os manifestantes também marcharam pela regulamentação da Convenção 151, que assegura aos servidores o direito à negociação coletiva, pela desvinculação das receitas da Educação e da Saúde, por reajustes salariais dignos, pela reestruturação das carreiras e realização de concursos públicos, pela implementação dos pisos salariais da Educação e da Enfermagem, e pelo descongelamento do tempo de serviço da pandemia, revogando a Lei Complementar 173, entre outras reivindicações.