Na manhã desta quinta-feira (22), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC), representado por Regina Lemos, presidenta, e Ana Célia, diretora de Finanças, esteve reunido com o prefeito Jardel Sousa para tratar de pautas centrais da educação municipal.
Entre os pontos discutidos, está a aplicação do piso nacional do magistério, com o percentual de 5,4%, conforme índice nacional divulgado ontem (21). Outro ponto abordado foi a ascensão de 4,5%, que incide diretamente na carreira dos(as) profissionais. Também foi tratada a atualização da tabela de progressões, medida fundamental para garantir coerência e valorização da trajetória funcional.
Essas medidas já haviam sido anunciadas pelo prefeito e pela secretária municipal de Educação, Géssica Muniz, por meio das redes sociais. O reajuste aprovado contempla servidores(as) ativos(as) e aposentados(as) e é retroativo a janeiro de 2026.
Assim como ocorreu no ano passado, Canindé mais uma vez se destaca como um dos primeiros municípios do Ceará a assegurar a aplicação do reajuste do piso do magistério, resultado da atuação e da luta sindical.
“Estivemos em diálogo permanente e atentos aos encaminhamentos nacionais para que pudéssemos debater com os representantes do município. Com diálogo, o reajuste da categoria já foi fixado. Essa é mais uma conquista do SINDSEC”, destacou Regina Lemos.
Durante a agenda, as representantes do sindicato também conversaram com o secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Carlos Antônio Alencar Cruz, sobre a pauta do descongelamento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS). A gestão municipal informou que o tema será apresentado e tratado em reunião marcada para o dia 29 de janeiro, com a perspectiva de atualização e aplicação imediata do direito.









