Na manhã desta sexta-feira (21), foi realizada, em Canindé, a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o encontro reuniu representantes de diversos setores para discutir políticas públicas voltadas à proteção da saúde física e mental de quem trabalha. Uma das palestrantes do evento foi a vice-presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC), Aurenice Santiago, que abordou temas como os direitos dos trabalhadores, as condições de trabalho no setor público e privado, os impactos do adoecimento mental e a ocorrência de acidentes laborais.
Além de Aurenice, o SINDSEC também esteve representado pela presidenta, Regina Lemos, pela diretora de finanças, Ana Célia e pelo secretário geral, José Braz. A programação da conferência contou com mesas redondas, exposições e debates voltados à construção de propostas concretas para a melhoria da saúde no ambiente de trabalho, com foco no acesso a direitos e na garantia de ambientes laborais mais seguros e humanos. Ao final da atividade, foram eleitos delegados e delegadas por segmento, que representarão Canindé nas etapas seguintes do processo de conferências.
Durante sua participação, Aurenice Santiago destacou a urgência de colocar a saúde do trabalhador no centro das políticas públicas.
“Discutir saúde no trabalho é discutir o direito à vida com dignidade. Hoje, enfrentamos uma crescente de adoecimentos mentais e de acidentes no ambiente laboral, tanto no setor público quanto no privado. Precisamos reconhecer o trabalhador como sujeito de direitos. E não podemos ignorar os impactos da Reforma Trabalhista, que precarizou ainda mais as condições de trabalho no Brasil. Defender a saúde do trabalhador é enfrentar essas violações com firmeza e compromisso coletivo”, afirmou.