Na manhã desta terça-feira (18), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC) marcou presença na Audiência Pública do 10º Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará. O evento, realizado no Auditório da Pousada Franciscana, em Canindé, teve como foco as demandas da Região Sertão Central e Sertão de Canindé. Representando a entidade, as dirigentes Regina Lemos, Aurenice Santiago e Ana Célia participaram do debate, reforçando o compromisso do sindicato com a defesa dos direitos dos servidores e a construção de políticas públicas mais inclusivas.
O encontro reuniu movimentos sindicais, organizações sociais e a população em geral para discutir a alocação de recursos da Defensoria Pública do Ceará para o ano de 2026. Durante sua fala, Ana Célia, diretora de finanças do SINDSEC e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), destacou a necessidade da participação ativa dos trabalhadores nesse processo.
“Garantir que os servidores tenham voz na definição das prioridades da Defensoria é essencial para uma gestão mais democrática e alinhada às reais necessidades da população. Essa participação cidadã, inclusive, é uma das bandeiras do SINDSEC e faz parte da nossa Campanha Salarial 2025”, enfatizou.
A audiência foi conduzida pela Ouvidora-Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Joyce Ramos, que mencionou o trabalho da presidenta da Fetamce, Enedina Soares, como exemplo de luta sindical no estado. Esse foi o segundo encontro de uma série de seis audiências públicas, que definirão os projetos e ações da Defensoria para o ano de 2026, garantindo que a sociedade participe ativamente da construção de um sistema de justiça mais acessível e eficiente.