Na tarde da última quinta-feira (28), a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce) realizou o seminário online intitulado “A Luta pelo Antirracismo é de Todo o Serviço Público – Aquilombar é Preciso”. O evento reuniu representantes do movimento sindical de todo o estado, com palestras da vereadora de Fortaleza, Adriana Almeida; da cofundadora do Movimento Negro Unificado (MNU) Ceará, Joelma Gentil; e da diretora da Fetamce, Kátia Rogéria. A mediação ficou a cargo do diretor da Fetamce, Régis Pires.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC) esteve representado por Regina Lemos, Aurenice Santiago, Fábia Sales, José Braz e Marlete Freitas. Para a direção do SINDSEC, a promoção de ações antirracistas é uma prioridade na luta sindical municipal. A vice-presidenta do sindicato, Aurenice Santiago, destacou: “Estamos constantemente enfatizando a importância do antirracismo e trazendo à tona a realidade cruel que ainda afeta os corpos negros. A missão do sindicato é sempre lutar pela igualdade de direitos, seja no mercado de trabalho ou fora dele.”
A presidenta do SINDSEC, Regina Lemos, ressaltou a relevância de manter a base informada e vigilante quanto aos seus direitos. “Por isso, é fundamental a realização de movimentos como os promovidos pela Fetamce, pois, por meio do que é discutido, podemos levar à nossa base os temas abordados”, completou.
O seminário reforçou a necessidade de ações contínuas e efetivas para combater o racismo estrutural no serviço público, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário para todos os trabalhadores.